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Procurement-Formação de Gestores de Compras

Objetivo:  Este curso visa dotar os participantes dos conhecimentos, metodologias, técnicas e ferramentas para uma gestão de compras que contribua para a criação de valor na empresa. Pretende-se a familiarização com os conceitos fundamentais, o desenvolvimento de competências de análise dos macroprocessos de compras da cadeia de valor, a otimização e melhoria das suas vertentes estratégicas, organização e pessoas, processos e sistemas de informação, e a partilha de experiências setoriais / casos de referência e learnings de gestão de compras        

A quem se destina: Gerentes, coordenadores, compradores, analistas e responsáveis pelas áreas de compras, Supply Chain, suprimentos, desenvolvimento de fornecedores ou que tenham relacionamento com fornecimentos, ou mesmo aqueles que pretendem iniciar na carreira que mais vem crescendo nos últimos 20 anos no Brasil e no Mundo.

Datas9,16,23/02 e 16/03/2019 (aos sábados)

Carga Horária: 32 h/a

Horário: 09h00 às 17h30

Instrutor: Prof. Daniel Gunar Alves do Nascimento- Formado em Logística Empresarial, Pós Graduado em Engenharia de Produção, Curso Extensão Docência na Educação Superior, Cursando MBA Gestão da Produção, Logística e Cadeias de Valor (SCM).

Professor desde 2008 das áreas de Gestão da Cadeia de Suprimentos (Supply Chain Management): Logística Industrial, Transportes, Produção, Compras, Negociação, Estoques, Almoxarifados, Armazenagem, Gestão e Liderança, Tecnologia de Logística, Qualidade e Produtividade Industrial, Avaliação de Fornecedores, com mais de 200 palestras ministradas a nível Brasil nas principais capitais do Sul, Sudeste, Nordeste, Norte e Centro-Oeste com a participação de pequenas, médias e grandes empresas de diversos segmentos, com excelentes avaliações, com mais de 2.000 alunos formados, com mais de 35 cursos In Company realizados em empresas de diversos seguimentos: industriais, comerciais e serviços, de pequeno, médio e grande porte no Brasil. Atuando também como consultor de empresas com trabalhos realizados para ganho de produtividade.

Com 21 anos de experiência prática na Gestão da Cadeia Logística, Transportes, Expedição, Estoques e Almoxarifados, Materiais e Compras (Supply Chain Management), no Desenvolvimento, Qualificação e Homologação de Fornecedores, liderança de grandes equipes, com atuação em empresas nacionais e multinacionais, nos seguimentos: automotivo (montadora), Metalúrgico, Químico, Construção Civil, Transportes e Tratores e Colheitadeiras.                

Local:  R.Xv de Novembro,621-4º Andar-Centro-Curitiba/Pr (Associação Comercial do Paraná)            

Programa:

PROGRAMA

Módulo I: Planejamento, Gestão e Operações de Compras de Produtos/Serviços

Módulo II: Técnicas de Comunicação e Negociação em Compras

Módulo III: Qualificação, Homologação e Avaliação de Fornecedores

Módulo IV: Métricas e Indicadores de Compras

 

EMENTA DOS MÓDULOS:

 

Módulo I: Planejamento, Gestão e Operações de Compras de Produtos/Serviços

  1. Operação de Compras:
  • Os Ingredientes básicos para o setor de Compras ser estratégico
  • A Importância da área de compras nas empresas
  • Compras x Estratégia
  • Estratégia: posicionamento e competitividade
  • O Micro e Macro Ambiente do Comprador
  • As cinco forças de Porter como ferramenta em compras
  • Planejamento estratégico em compras
  • SCM – supply chain management
  • Impacto na lucratividade com a redução na compra de materiais e serviços
  • Qualificação de compradores
  • Tipos de Compras(Produtos, Serviços, Consultorias…etc…)
  • A importância dos Serviços na economia
  • E- Procurement – Portais de Compras
  • Budget x Forecast
  • Break Even Point (Ponto de Equilíbrio)
  • Custo Mark up dos Produtos/Serviços

 

  1. Administração de Materiais:
  • A integração da administração de materiais com a organização e processos
  • Curva ABC de Materiais
  • Tempo de ressuprimento = TR
  • Ponto de pedido
  • Estoque mínimo
  • Estoque de segurança
  • Fator k de segurança
  • Modelo do Lote Econômico de Compras

 

  1. A Terceirização de Serviços e a Classificação de Fornecedores:
  • Casamento perfeito
  • Lições aprendidas
  • Definição da atividade a ser terceirizada
  • Critérios para seleção de fornecedores
  • Exercícios práticos

 

Módulo II: Técnicas de Comunicação e Negociação em Compras

  • A Evolução das técnicas de Negociação
  • Snake Oil Seeling (Vendendo cobra e óleo)
  • Pyramid Selling ( Vendas em Pirâmide) o efeito rapport nas negociações
  • Técnica SPIN – Situação, Problema, Implicação e Necessidade de Recompensa.
  • Definição de Negociação.
  • Tempo, Informação e Poder: O segredo para o sucesso da Negociação.
  • Negociação, Casamento e Família: Quais as dificuldades e aprendizados.
  • As Habilidades do Negociador: Escutar, Relacionamento Interpessoal, Comunicação, As quatro palavras mágicas, O olhar, O uso do celular e suas tecnologias, Empatia, Calma.
  • A Comunicação Formal e Informal nas Negociações.
  • Os participantes do Processo de Negociação: Ritmo e Atitude.
  • Técnicas de Negociação pelo telefone.
  • Planejamento, Metas e o segredo da “gordura”.
  • A Técnica do Minimax.
  • Timing da Negociação: Estratégia, Clima e Local.
  • Gestão de Conflitos.
  • Ganha-Perde, Perde-Perde, Ganha-Ganha: Qual a melhor maneira de fechar um negócio em que ambos saiam ganhando?
  • A Linguagem Corporal
  • Os canais de Comunicação: Auditivo Visual e Cinestésico:
  • A Técnica do Rapport.
  • Dinâmicas de Grupo e Exercícios Práticos.

 

 

Módulo III: Qualificação, Homologação e Avaliação de Fornecedores:

  • Função Estratégica de Compras – O papel do comprador na gestão de qualidade dos fornecedores.
  • Desenvolvimento da Relação Comprador x Fornecedor – Como o comprador deve iniciar sua atividade na busca de uma parceria sólida?
  • Fatores que motivam a Avaliação e Qualificação de Fornecedores – O fornecedor só irá melhorar seus processos quando estes pontos importantes forem identificados.
  • Requisitos da NBR/ISO 9001:2015 – Requisitos que a norma exige para este processo.
  • Seleção Inicial de Fornecedores a serem qualificados – Critérios básicos para iniciar um desenvolvimento de fornecedores de produtos e serviços.
  • Critérios de Qualificação e Avaliação de Fornecedores – Quais os principais critérios para iniciar um desenvolvimento?
  • Diferenças entre fornecedores –  O grande desafio hoje dos compradores: Serviço X Produto.
  • Análise de Riscos – Os principais pontos críticos para iniciar a qualificação dos fornecedores
  • Critérios de Avaliação de Análise de Riscos – Redução de Produção, Localização do Fornecedor, Imagem, Co-responsabilidades, Influência no processo e produto.
  • Parâmetros para IQF – Os principais parâmetros para iniciar uma avaliação de fornecedores
  • Atribuições de Pesos para o IQF – Um fato importante nos processos de qualidade para atribuir responsabilidades aos processos
  • Exemplo de Questionário para Avaliação Qualitativa dos Fornecedores – Um check list para avaliação do fornecedor
  • Ferramentas utilizadas na Avaliação
  • Política para Fornecedores – Estabelecer uma política nas organizações é fato predominante para o sucesso
  • Reavaliação Contínua dos Fornecedores – Desenvolveu, Homologou, Avaliou, e agora o que devo fazer?
  • Exercícios Práticos em sala de aula com atividades em equipes.

 

Módulo IV: Métricas e Indicadores de Compras

  • O papel de Compras com agregador de valor na organização.
  • Identificando e construindo a missão, visão e valores de Compras no contexto da empresa.
  • Definindo os objetivos estratégicos de Compras por meio do Balanced Scorecard (BSC).
  • Utilizando o Mapa Estratégico para consolidar e desenhar a estratégia de Compras.
  • Lista de indicadores: conhecendo os principais indicadores de Compras a partir de um panorama de mercado:
      • Atraso / Antecipações de Entregas;
      • Pedidos de Compras Devolvidos Parcialmente ou Integralmente;
      • Condições de Pagamento;
      • Lead Time de Compras;
      • % Erros nas Requisições;
      • Saving (Ganho);
      • Cost Avoidance (Custo Evitado);
      • Inflação
      • % de Itens Sob Contrato/Acordos Comerciais;
      • Coverage/Budget (Cobertura)
  • Identificando as métricas essenciais para a área de Compras com base no desenho da estratégia.
  • Estabelecendo metas a partir do princípio SMART.
  • Indicadores estratégicos x indicadores de rotina: entendendo a funcionalidade e aplicação das métricas.
  • Utilizando SIPOC (Supplier, Input, Process, Output, Client), como ferramenta para determinar as métricas essenciais na gestão da operação de Compras.
  • Seleção, definição e acompanhamento de indicadores chaves do dia a dia.
  • Exercícios práticos.

Observação: Os alunos deverão levar notebook para esta aula, porque os exercícios serão aplicados na prática diretamente na tela de seus PC´s.

 

Material de Apoio
Apostila Digital, bloco de anotações, Caneta, Pasta e Certificado de participação.

Coffee-Break:
Manhã – 10h30
Tarde –   15h30

Investimento: R$1.510,00-Para inscrições feitas até 01/02/2019

Desconto de 10% a vista no boleto bancário ou no Pag Seguro 3x s/juros.

Para cada 3 inscrições pagas a 4ª será de cortesia.

Garanta sua inscrição.

Informações e Inscrições  pelos telefones: 41-3350-6053 com Maria ou 41- 3350-6098 com  Edilane

Obs: Em razão de quórum mínimo necessário para a realização dos  Cursos programados, a CONSULT se reserva no direito de prorrogar ou cancelar o evento, sendo informado com antecedência   aos  participantes.

Ficha de Inscrição