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Gestão de Custos – Decisões Estratégicas

Objetivo: O objetivo deste curso é compartilhar conhecimento e experiência aos participantes, no desenvolvimento das habilidades e competências necessárias e capacitá-los para execução da análise gerencial de gestão de custos com enfoque nas decisões estratégicas.

A quem se destina: Empreendedores, Gerentes, Supervisores e colaboradores responsáveis pelos processos de mensuração e apuração de custos e também os colaboradores envolvidos de elaboração de relatórios gerenciais e análises para subsidiar os gestores tomadores de decisão na empresa.

Data: 06/11/2018

Carga Horária: 08 h/a

Horário: 09h00 às 17h30

Instrutor: Lauro Brito de Almeida. Técnico em Contabilidade pelo Colégio Comercial de Itapeva [SP], graduado em Economia pela Faculdade de Economia São Luís [SP], Pós-Doutor, Doutor e Mestre em Controladoria e Contabilidade pela EAC|FEA|USP – Universidade de São Paulo.

Experiência em contabilidade financeira, estudos econômicos [p.e. (i) comprar x produzir, (ii) continuar ou descontinuar filiais, (iii) apuração de resultados econômicos por centros de investimentos e (iv) análise de lucratividade], estudos de viabilidade econômico-financeira [projetos], análise gerencial de custos, planejamento e coordenação da gestão orçamentária em empresas de pequeno, médio e grande portes.

Professor Doutor Associado III da Universidade Federal do Paraná aposentado, lecionou as disciplinas de [a] Contabilidade Gerencial, [b] Contabilidade Instrumental de Custos, [c] Teoria e Análise de Custos, [d] Análise Gerencial de Custos, [e] Gestão Orçamentária, [f] Controladoria – uma abordagem de decisão econômica operacional não-rotineira.

Coautor dos livros: (i) Avaliação de Empresas: da mensuração contábil à econômica, ed Atlas, 2001, capítulos 4. Custo de oportunidade, custo de capital, juros sobre capital próprio, EVA e MVA e 5. Avaliação de empresas; (ii) Controladoria: uma abordagem de gestão econômica – GECON, ed Atlas, 2001, capítulos 9. Sistema de gestão econômica – GECON, 10. Sistema de informações de gestão econômica, 12. Controladoria e (iii) Contabilidade Gerencial, ed Atlas 2011, capítulo 7. Contabilidade decisorial.

Prestador de serviços especializados em (i) Valuation, (ii) Economia do Direito: cálculos e avaliações econômicas; apuração de haveres de sócios e estudos, pareceres e laudos e (ii) Economia de Empresas: estudos de viabilidade econômico-financeiro de projetos e Estudos sobre decisões econômicas operacionais não-rotineiras. Análise de Resultados Econômicos por Segmentos de Unidades de Negocios e Filiais.

Local: R.Mateus Leme,2004-Bairro Centro Civico-Curitiba/Pr

Programa:
1. Introdução
1.1. -Estratégia e o enfoque estratégico da gestão de custos. Posicionamento estratégico. Negócios e modelo de negócios.
1.2. Caracterização das atividades empresariais: indústria, comércio e prestação de serviços
1.3. Regimes tributários: uma visão geral e impactos na contabilidade de custos
1.4. Contabilidade de custos | gerencial vs contabilidade financeira

2. Conceitos básicos e terminologia de custos
2.1. Terminologia em custos
2.2. Classificação dos custos e despesas quanto a sua relação com os produtos: custos e despesas diretos e indiretos
2.3. Classificação dos custos e despesas quanto a sua relação com o volume de produção e com a receita: custos e despesas fixos e variáveis

3. Custeio por absorção parcial
3.1. Sistemas de Acumulação e Mensuração de Custos. Produção por Ordem vs Produção Contínua
3.2. Custeio por Processo. Esquema básico da contabilidade de custos: (i) Simplificado e (ii) Departamentalização
3.3. Custos indiretos de produção: critérios de rateio e aplicação

4. Análise Custo-Volume-Lucro: decisões em ambientes competitivos
4.1. Equação do Lucro. Margem de Contribuição. Demonstração Resultado pela Abordagem da Contribuição.
4.2. Margem de contribuição e fatores limitantes. Cálculo do ponto de equilíbrio: (i) volume e unidades monetárias, (ii) Lucro-alvo e (iii) antes e depois dos impostos
4.3. Análise de desempenho baseada na matriz Importância Desempenho [IPA]: produtos, unidades de negócios, clientes etc.
4.4. Análise de sensibilidade e incerteza (margem de segurança, alavancagem operacional): uma introdução ao risco das operações

5. Decisões econômicas operacionais não-rotineiras em ambientes competitivos
5.1. Decisão de curto prazo ou de longo prazo?
5.2. Analise de desempenho. Continuação ou eliminação de linha de produtos e outros segmentos
5.3. Conceitos básicos de valor do dinheiro no tempo
5.4. Decisões de outsourcing

  • Conceito de outsourcing. Processo de tomada de decisão em decisões de outsourcing
  • Produzir vs comprar vs alugar

1. Decisões em negociações de vendas em ambientes competitivos

  • Arrendar [Leasing] ou vender. Produzir ou vender antes de processos adicionais
  • Aceitar ou rejeitar pedidos/contratos adicionais por preço especial
  • Desconto no preço vs bonificação em quantidades de pedidos

V. Metodologia / Estratégia de Ensino
Exposição de conceitos para suporte das discussões e desenvolvimento das atividades. As atividades consistem na resolução de exercícios, problemas e/ou estudos de caso, individuais e/ou em grupo

Resultados para os participantes

  • Compreensão dos conceitos fundamentais de custos, métodos de custeio e apuração dos custos de bens e serviços;
  • Compreensão dos conceitos e aplicação do aprendizado na elaboração de relatórios por margem de contribuição e respectiva construção da matriz importância-desempenho [IPA], por produtos, família de produtos, filiais etc.;
  • O participante estará capacitado para efetuar estudos e análises no contexto de CVL e de decisões operacionais não-rotineiras.
  • O participante estará capacitado para efetuar análises de decisões de vendas em ambientes competitivos relativos a (i) arrendar ou vender; (ii) vender antes ou depois de processos adicionais; (iii) aceitar ou não pedidos com preços especiais e (iv) modelar propostas de vendas com (a) desconto no preço e/ou (b) bonificações em quantidades.
  • Os participantes devem vir ao curso com seus notebooks e com o material de apoio devidamente instalado.

Material de Apoio:
Apostila Digital, bloco de anotações, Caneta, Pasta e Certificado de participação.

Coffee-Break:
Manhã – 10h30
Tarde – 15h30

Investimento: R$ 472,00- Para inscrições feitas até 30/10/2018 R$ 451,00

Informações e Inscrições pelos telefones: (41) 3350-6098 c/Edilane e (41) 3350-6053 com Maria

Formas de Pagamento: Boleto e Pag Seguro
Obs: Em razão de quórum mínimo necessário para a realização dos Cursos programados, a CONSULT se reserva no direito de prorrogar ou cancelar o evento, sendo informado com antecedência aos participantes.

Ficha de Inscrição