Cursos

ECD (SPED Contábil) -inclui validações prévias para posterior recuperação na ECF

Objetivo:  Apresentar os principais detalhes quanto aos registros mais relevantes da ECD – Escrituração Contábil Digital– e respectiva validação, sem advertências que dificultem ou impossibilitem a posterior recuperação de dados na ECF – Escrituração Contábil Fiscal; substituição do arquivo entregue; registros e/ou campos acrescidos ou alterados ao leiaute da ECD e da ECF e mudanças no PVA da ECD em relação à versão do ano anterior; a importância do registro I157 – Transferência de Saldos de Plano de Contas Anterior; estruturação da DMPL – Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido; obrigatoriedade do registro J800 – Outras Informações; adequações do plano contábil para relacionamento ao plano referencial da RFB; registro I053 da ECD – subcontas de Ativo e de Passivo. Retificação de erro de exercício anterior – exemplo prático.

A quem se destina: Contadores; gerentes e coordenadores das áreas contábil e/ou de controladoria; analistas e assistentes da área contábil ou de T.I.; demais profissionais envolvidos ou que desejem obter maior conhecimento da matéria.

Data:11/05/2018  

Carga Horária: 08 h/a

Horário: 09h00 às 17h30

Instrutor: Édison Remi Pinzon – Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), MBA em Gestão Tributária pelo INPG, atuou por mais de 20 anos nas áreas contábil, tributária e de controladoria de empresas industriais e de serviços e por 4 anos como analista de negócio (ERP), especialista em soluções na área de planejamento fiscal empresarial, consultor certificado do programa FORCEC, responsável pela  Atuábil Consultoria e Cursos, instrutor de cursos na Consult, SESCON/SC, SESCAP Londrina (LDR), CRC/PR, CRC/RS, Karlinski Treinamentos Empresariais (RS), Doria Cursos, Prado Treinamentos e Socion Training. Palestrante dos cursos “ECF – Escrituração Contábil Fiscal” e “Lucro Presumido” gravados para a UNIFENACON em 2015 e do curso “SPE-Simples – Aspectos Tributários” no SEBRAE/PR em 2009. Autor de artigos tributários publicados pelo SESCAP/PR, SESCON/GF e Veritae Orientador Profissional (RJ).                 

Local: R.Mateus Leme,2004-Bairro Centro Civico-Curitiba/Pr             

Programa:

1 – Regras de obrigatoriedade de apresentação

1.1 – Mudanças ocorridas para entrega do ano-calendário

1.2 – SCP – sociedade em conta de participação

2 – Cruzamento adotado pela RFB para verificação do lucro presumido após os impostos e contribuições federais devidos

3 – Livros substituídos

4 – Prazo para entrega – regra geral e eventos especiais

5 – Segregação de arquivos para transmissão relativos ao mesmo ano

5.1 – Alteração de software ou de responsável técnico contábil – procedimentos

5.2 – Registro I157 – Transferência de Saldos de Plano de Contas Anterior

5.3 – Término do exercício social diferente de 31/12

6 – Adequações do plano contábil para relacionamento ao plano referencial da RFB

7 – Registros e/ou campos acrescidos ou alterados ao leiaute e mudanças no PVA em relação ao ano anterior

7.1 – Bloco K – Conglomerados Econômicos

8 – Obrigatoriedade de envio das demais peças das demonstrações contábeis – registro J800

8.1 – DFC – Demonstração dos Fluxos de Caixa

8.2 – DVA – Demonstração do Valor Adicionado

8.3 – Notas Explicativas

8.4 – Outros

9 – Análise das principais advertências a serem sanadas, e que possam dificultar ou mesmo impossibilitar a posterior recuperação de dados na ECF – Escrituração Contábil Fiscal

10 – Manutenção de contas contábeis analíticas relativas às subcontas de Ativo e de Passivo exigidas pela Lei 12.973/2014 – registro I053.

Nível: Intermediário. Pré-requisito: conhecimentos sobre escrituração contábil, plano de contas, estrutura das demonstrações contábeis anexadas ao Livro Diário.

Metodologia: expositiva, com apresentação de situações usuais e mediante interação do participante através da importação de arquivos no PVA e consequente visualização de relatórios. Trazer preferencialmente notebook com o PVA da ECD instalado.

Material de Apoio:

Apostila Digital, bloco de anotações, Caneta, Pasta e Certificado de participação.

Coffee-Break:
Manhã – 10h30
Tarde –   15h30

Investimento: R$ 450,00- Para inscrições feitas até dia 04/05/2018 o valor fica em R$ 430,00

Informações e inscrições pelos telefones(41) 3350-6053 e (41) 3350-6098 c/Edilane

Obs: Em razão de quórum mínimo necessário para a realização dos  Cursos programados, a CONSULT se reserva no direito de prorrogar ou cancelar o evento, sendo informado com antecedência   aos  participantes.

Ficha de Inscrição