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                                                       SETEMBRO / OUTUBRO  2014  


Objetivo: Propiciar aos interessados a apreensão de conhecimentos conceituais e práticos sobre o ativo permanente, referendados na legislação e na doutrina; ao final do evento os profissionais terão adquirido entendimentos fundamentados sobre o ciclo dos ativos fixos e vislumbrado a abrangência e utilidade deste importante item do patrimônio das empresas.

A quem se destina: A colaboradores das áreas contábil, patrimonial, fiscal, tecnologia da informação, financeira, auditoria, jurídica, controladoria, custos, logística, produção e demais profissionais envolvidos no planejamento, compra, uso, controle e manutenção de ativos fixos.

Data: 17/10/2014

Carga Horária: 08 h/a

Horário: das 09h00 as 18h00 

Instrutor: Lucio Tomaz- Graduado em Ciências Contábeis com 20 anos de experiência em organização contábil, especialista em metodologia de ensino, pós-graduado em Planejamento tributário, Professor acadêmico, Consultor, Palestrante, Articulador, sócio diretor da Fox Treinamentos e estudioso tributário. Amplo conhecimento em abertura de empresas, registro de notas fiscais, mapas de calculos, substituição tributária, nota fiscal eletrônica e apuração impostos diretos e indiretos, bem como retenções. Atuação em conciliações bancárias e contabilização em geral, análise financeira e ciclos financeiros, análise das demonstrações contábeis, planejamento tributário e escrituração de livros em geral, bem como contabilização.

Local: R.Mateus Leme, 2004- Bairro Centro Civico- Curitiba/Pr  

Programa:  

01. Definições - CPC 27
02. Depreciação

- valor depreciável
- vida útil e valor residual
- métodos de depreciação
- quotas constantes
- soma dos dígitos dos anos
- unidades produzidas
- critério fiscal
- ajustes do RTT
- depreciação acelerada
- depreciação de bens adquiridos usados, com exemplos e exercícios 

03. Reconhecimento e mensuração

- custos iniciais
- custos subseqüentes
- elementos de custo
- mensuração do custo
- classes de bens
- unidades de propriedade
- gastos de capital
- gastos do período, com exemplos e exercícios

04. Baixas de imobilizado

- retiradas da operação
- ganhos e perdas de capital, com exemplos e exercícios

05. Bens arrendados no ativo imobilizado – CPC 06

- leasing financeiro,com exemplos e exercícios

06. Ativo intangível – CPC 04

- reconhecimento e mensuração
- intangíveis adquiridos
- intangíveis gerados internamente
- vida útil definida e indefinida
- valor residual e valor amortizável
- goodwill com exemplos e exercícios

07. Redução ao valor recuperável de ativos – CPC 01

- testes de impairment
- recuperabilidade por venda
- recuperabilidade por uso
- unidade geradora de caixa
- perdas por desvalorização
- reversão de perdas, com exemplos exercícios
 

Material de Apoio: Apostila, bloco de anotações, Caneta, Pasta e Certificado de participação.

Coffee-Break: Manhã – 10:30 hs  /  Tarde -   15:30 hs

Investimento: R$ 360,00- Para inscrições feitas até dia 10/10/2014 o valor será de R$ 320,00

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Objetivo: Oferecer conhecimentos sobre a prática do processo de seleção por competências. Vivenciar o processo de seleção por competências.

A quem se destina: Profissionais que desejam atuar ou atuam no Recrutamento e Seleção.

Data: 15 e 16/10/2014 

Carga Horária: 16 h/a 

Horário: das 09h00 as 18h00

Instrutora: Stella Maria de Oliveira- Sócia da ARS SAPIENS – Desenvolvimento Humano e Organizacional. Psicóloga. Doutoranda em Administração pela Universidade de La Rioja/Espanha. Titulada em Suficiência Investigatória. Pós-graduada em Gerência de Recursos Humanos. Formação em Coaching Integrado pelo Integrated Coaching Institute. Formação em Jogos Dramáticos e Empresariais. Formação em Estratégias da Cultura da Cooperação. Especialista em: Diagnóstico Situacional (metodologia Ars Sapiens) e em Programas de Desenvolvimento do Potencial Humano. Consultora de empresas nas áreas de Desenvolvimento Organizacional, Competências, Lideranças, Equipes; Treinamento e Desenvolvimento; Educação Continuada; Avaliação de Performance; Coaching, Cultura e Clima Organizacional, Código de Conduta e Valores Organizacionais, Relacionamento com Clientes,   e Gestão de RH. Consultoria em empresas familiares atuando em planejamento sucessório, desenvolvimento de sucessores, resolução de conflitos, acordos societários, implantação de conselhos, planos de sucessão e gestão estratégica.Palestrante em Congressos. Docente universitária das disciplinas: Comportamento Organizacional,  Administração de RH e no MBA de RH.  

Local: R.Mateus Leme, 2004- Bairro Centro Civico – Curitiba/Pr  

Programa:

  • Análise de Cenário
  • Etapas do Processo de Seleção
  • Mapeamento do Perfil de Cargo
  • Árvore de Competências
  • Entrevista de Seleção por Competências
  • Estilo de Candidatos
  • Rolle-play
  • Feedback aos candidatos

Metodologia a ser aplicada no Workshop:

  • Discussões em grupos
  • Conceituação e apresentação de metodologia de entrevista por competências através da utilização de exposição-dialogada com participação ativa dos treinandos.
  • Prática da condução de entrevistas de seleção por competências através de simulações de estudos de caso
     

Material de Apoio: Apostila, bloco de anotações, Caneta, Pasta e Certificado de participação.

Coffee-Break: Manhã – 10:30 hs  /  Tarde -   15:30 hs

Investimento: R$ 590,00- Para inscrições feitas até 08/10/2014 o valor será de R$ 550,00

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Objetivo: Capacitar os participantes sobre o correto entendimento das Demonstrações Contábeis, contexto de Análise dos índices de liquidez, índices de rentabilidade, índices de endividamento e índices de atividades para as empresas em geral (indústrias, comércios e empresas de serviços).

A quem se destina: É indicado para estudantes, administradores, advogados, gerentes, encarregados, analistas, assistentes e auxiliares fiscais, chefes, gestores e demais pessoas interessadas ao tema.

O curso será realizado com vários modelos e exemplos práticos.

Data: 26/09/2014 

Carga Horária: 08 h/a

Horário: das 09h00 as 18h00 

Instrutor: Lucio Tomaz- Graduado em Ciências Contábeis com 18 anos de experiência em Organização Contábil, Especialista em Metodologia de Ensino, Pós-graduado em Planejamento tributário, Professor Acadêmico, Consultor, Palestrante, Articulador e Estudioso Tributário. Amplo conhecimento em abertura de empresas, registro de notas fiscais, mapas de calculos, substituição tributária, nota fiscal eletrônica e apuração impostos diretos e indiretos, bem como retenções e Declarações Acessórias. Atuação em conciliações bancárias e contabilização em geral, análise financeira e ciclos financeiros, análise das demonstrações contábeis, planejamento tributário e escrituração de livros em geral, bem como contabilização.

Local: Curitiba/Pr – à confirmar  

Programa:  

1.Formas de Análises de Desempenho

- Medidas de sobrevivência;

- Desempenho Organizacional;

- Medidas Financeiras;

- Medidas Contábeis;

2.Entendendo as Demonstrações

- Balanço Patrimonial;

- DRE;

- DLPA;

- DMPL;

- DOAR;

- DFC – Métodos Direto e Indireto;

- DVA;

- NE (Notas Explicativas)

3. Contextualizando a Análise

- índices de Liquidez;

  1. Índices de liquidez corrente;
  2. Índices de liquidez seca;
  3. Índices de liquidez imediata;
  4. Índices de liquidez geral;
  5. Modelo e composição, casos práticos
  6. Interpretação dos índices.

- índices de Endividamento:

  1. Composição do Endividamento
  2. Modelo e composição, casos práticos;
  3. Interpretação dos índices.

- índices de Atividades:

  1. Prazo médio de Recebimentos;
  2. Prazo médios de Pagamentos;
  3. Prazo médio de Rotação dos Estoques;
  4. Giro de Ativos.

- índices de Rentabilidade

  1. Retorno de Investimento;
  2. Retorno de Patrimônio.

4. Análise Vertical e Horizontal de Balanço Patrimonial e DRE

Exercícios e Casos práticos.
 

Material de Apoio: Apostila, bloco de anotações, Caneta, Pasta e Certificado de participação.

Coffee-Break: Manhã – 10:30 hs  /  Tarde -   15:30 hs

Investimento: R$ 360,00- Para inscrições feitas até dia 19/09/2014 o valor será de R$ 320,00

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Objetivo: O eSocial implantará uma Folha de Pagamentos, já definida e padronizada com profundas exigências no cumprimento da legislação envolvida, principalmente a fiscal e tributária. Neste cenário, resta fundamental importância a adequação e preparação da atual folha, aos moldes do eSocial, sob pena de inadequação objetiva e respectivas consequências fiscais. Diante de tais premissas, o presente treinamento visa especificamente abordar e analisar as medidas a serem adotadas para a perfeita confecção da nova folha de pagamentos, enfocando o que de mais importante apresenta-se na estrutura do eSocial, para a harmonização dos lançamentos mensais em folha, permitindo o equilíbrio da folha de pagamentos, diante das exigências legais, mais precisamente fiscais, tributárias e trabalhistas.

A quem se destina: Contadores, Auditores, Técnicos Contábeis, Analistas Contábeis e Fiscais, chefes, encarregados de Departamento de Pessoal, bem como outros profissionais ligados à área ou iniciantes em RH.

Data: 24/09/2014

Carga Horária: 08 h/a

Horário: das 09h00 as 18h00

Instrutor: Leandro A. Lunardi, advogado atuante nas áreas do direito do Trabalho e Previdenciário, ex consultor, instrutor de cursos e coordenador das consultoria PR e SC, de IOB Informações Objetivas, por mais de 15 anos. Pós Graduado em Direito Positivo do Trabalho e Previdenciário, pela Faculdade de Direito de Curitiba. Sócio fundador e diretor técnico jurídico da ACTO Edição de Publicações Fiscais, redator do Boletim Informativo e Consultor Jurídico, desta mesma entidade. Sócio fundador e instrutor de cursos da ACTO Cursos de Legislação Empresarial, desde 1993. Palestrante e Instrutor de entidades como CRC-PR, CRC-SC, UNIFENACON, SESCAP-PR, SESCAP-CG, SESCON-SC, SESCON Grande Floripa e SICONTIBA-Sicontiba-Sindicato dos Contabilistas de Curitiba, além de contratado de empresas privadas, como Socion Trainning, Labor Jurídico, Consult Cursos e outras, atuantes na área de cursos presenciais e via satélite.

Local: R. Mateus Leme, 2004- Bairro Centro Civico- Curitiba/Pr

Programa:

I – INTRODUÇÃO

Legislação de Referência

Considerações sobre a implantação do eSocial

II – NATUREZA LEGAL DOS LANÇAMENTOS

Salário e Remuneração

Salário Quanto a Origem

Verbas Salariais

Verbas Indenizatórias

III – EVENTOS POSITIVOS DA FOLHA – PAGAMENTOS

Adicional de Insalubridade

Adicional de Periculosidade

Adicional de Transferência

Adicional Noturno

Adicional Extraordinário

Horas de Sobreaviso

Supressão de Horas Extras

Limite de Tolerância

Descanso Semanal Remunerado

Reflexo das Comissões no DSR

Reflexo das Horas Extras no DSR

Reflexo do Adicional Noturno no DSR

Pagamento do DSR em Dobro

Ajuda de Custo

Diárias para Viagem

Quilometragem Rodada

Salário Família

SALÁRIO MATERNIDADE

Salário Complessivo

Outros Eventos

Participação nos Lucros e Resultados

Quebra de Caixa

Salário Substituição

Auxílio Educação – Assistência Médica e Odontológica – Seguro de Vida – Outros

EVENTOS NEGATIVOS DA FOLHA – DESCONTOS

1. Adiantamentos

2. Decorrentes de Lei

3. Previdência Social

4. Imposto de Renda na Fonte

5. Contribuição Sindical

6. Outros Descontos Criados ou Autorizados por Lei

7. Contribuições criadas por ACT ou CCT

8. Contribuição Associativa

9. Contribuição Assistencial

IV. A FOLHA DO ESOCIAL

1. Arquivos considerados da Folha – Eventos Periódicos

2. Tabela de eventos do empregador

3. Tabela de natureza dos eventos da Folha

4. Tabela de incidências tributárias sobre a Folha

5. Nomenclatura Apropriada dos Eventos de Folha

6. Harmonização da tabela de eventos com a tabela da natureza dos eventos

7. Exemplos e comentários à partir das tabelas de eventos apresentadas pelos participantes
 

Metodologia: Aulas expositivas, debates, desenvolvimento de exemplos práticos e utilização de equipamentos áudio visuais, tais como retroprojetor e datashow.
 

Material de Apoio: Apostila, bloco de anotações, Caneta, Pasta e Certificado de participação.
 

Coffee-Break: Manhã – 10:30 hs  /  Tarde -   15:30 hs
 

Investimento: R$ 360,00- Para inscrições feitas até 17/09/2014 o valor será de R$ 320,00

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Objetivo: Visualizar a amplitude do ISS, dando-se ênfase aos aspectos conceituais do tributo e às questões do dia-a-dia.

A quem se destina: gerentes, diretores, supervisores, assistentes de setor fiscal  e todos os demais interessados nos tópicos a serem abordados.

Data: 23/09/2014

Carga Horária: 08 h/a

Horário: das 09h00 as 18h00

Instrutor: Letícia Maria Merlin Tullio, advogada, Bacharel em Direito, pós-graduada em Direito Tributário Contemporâneo, Instrutora de cursos e treinamentos nas áreas Tributária e Fiscal. Mais de dez anos de experiência em consultoria tributária preventiva - áreas estadual, municipal e federal - ICMS, IPI, ISS, IOF, ITR, ITCMD, ITBI, e outros tributos, com ênfase nos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná, atuando também como redatora de periódicos de circulação nacional e circulação local (Estados: Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo). Experiência em diagnóstico e revisão fiscal de empresas e planejamento tributário. Sócia da LTA Consultoria e Assessoria Tributária e Aduaneira.

Local: R.Mateus Leme, 2004 – Centro Civico- Curitiba/Pr

Programa:

1.    Introdução

2.    Princípios Constitucionais Aplicáveis ao Tributo

3.    Os Demais Aspectos Constitucionais e a Função da Lei Complementar para o ISS

a) Limites Aplicáveis às Legislações Municipais;

b) Análise Objetiva da Lei Complementar nº 116/03

4.    Natureza Jurídica, Competência e a Questão da Territorialidade

a) Contexto Histórico do Tributo e sua Função;

b) Relacionamento do ISS com o SIMPLES Nacional

5.    Principais Conceitos Aplicáveis ao Tributo

a) Campo de Incidência do Tributo:

i. Serviços Tributados;

ii.  Amplitude das Expressões “Congêneres e Assemelhados” para o ISS

iii. Análise dos Conflitos Com o ICMS e com o IPI

iv. Outros Conflitos Existentes com o próprio ISS;

v. Delimitação do Campo de Incidência (Imunidades, Isenções e Reduções de base de Cálculo)

b) Fato Gerador:

i. Serviços Continuados e o momento da ocorrência do fato gerador

ii. O Problema da Medição

c) Base de Cálculo e Alíquotas Aplicáveis

i. Inclusões e Exclusões Legais

ii. A Guerra Fiscal

d) Local do Serviço

i. Conflitos de Competência;

ii. Cadastros Municipais (CPOM);

6.    Sujeição Passiva e a questão da Substituição Tributária

7.    Análise das Principais Discussões Hoje Existentes à Luz da Jurisprudência do STJ

8.    Tendências do Tributo

9.    Considerações Finais
 

Material de Apoio: Apostila, bloco de anotações, Caneta, Pasta e Certificado de participação.

Coffee-Break: Manhã: 10:30 hs  /  Tarde -   15:30 hs

Investimento: R$ 360,00- Para inscrições feitas até 16/09/2014 o valor será de R$ 320,00

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Objetivo: Evidenciar de forma prática e objetiva a elaboração das demonstrações contábeis exigíveis, de acordo com a Resolução CFC 1.255/2009 (ITG 1000), para as PME; as atuais terminologias para os grupos e subgrupos de contas patrimoniais e de resultado e a importância da adaptação do plano de contas; adequação quanto à Lei 12.973/2014: extinção do RTT – Regime Tributário de Transição; ajuste a valor de mercado; ajuste a valor presente de ativos e passivos – recebíveis a prazo, leasing financeiro, empréstimos e financiamentos; depreciação – manutenção de valor residual; teste de recuperabilidade de ativos (“Impairment”). Explanação com exemplos práticos e modelos em planilha eletrônica.

Apresentação de modelos das peças contábeis; elaboração da Demonstração dos Fluxos de Caixa – a partir de informações obtidas do Balanço Patrimonial, DRE e DMPL do exercício social anterior e atual – exercício prático.

A quem se destina: Contadores, gerentes ou coordenadores da área contábil, analistas contábeis, dirigentes de empresas, empresários e demais profissionais envolvidos ou que desejem obter maior conhecimento da matéria.

Data: 22/09/2014

Carga Horária: 08 h/a

Horário: das 09h00 as 18h00

Instrutor: Édison Remi Pinzon – Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), especializando do MBA – Gestão Tributária pelo INPG, atuou por mais de 20 anos nas áreas contábil, tributária e de controladoria de empresas de médio e grande portes, sócio-titular da Atuábil Consultoria e Cursos, especialista em soluções na área de planejamento fiscal empresarial, instrutor de cursos na IOB Folhamatic EBS, Consult, SESCAP/PR, Doria Treinamentos, SESCON/SC, Facio Eventos, Veritae-RJ, EDUCP e Karlinski Treinamentos. Palestrante do curso “SPE-Simples – Aspectos Tributários” no SEBRAE/PR em 2009 e autor de artigos relacionados aos temas Desoneração da Folha de Pagamento e MP 627 nas publicações do SESCAP/PR.

Local: R. Mateus Leme,2004- Bairro Centro Civico- Curitiba/Pr   

Programa:

- As principais alterações de terminologia em relação ao modelo anterior vigente; desvinculação das normas aplicáveis ao IRPJ – durante período de vigência do RTT – Regime Tributário de Transição; Lei 12.973/2014: observância de contas ou subcontas apartadas de Ativo e Passivo para manutenção dos ajustes decorrentes da extinção do RTT; modelo sugerido das principais contas ou subcontas necessárias para atendimento da nova legislação; adequação do plano de contas ou unicamente das demonstrações contábeis anuais para situações específicas, tais como conciliação das receitas bruta e líquida – conceitos contábil (CPC) e fiscal (DL 1.598/77);

- Ajuste a valor presente (AVP); segregação no Balanço Patrimonial do valor negociado das parcelas – com encargos financeiros inclusos; não-aplicabilidade aos tributos a recuperar ou a pagar; exemplos de contabilização;

- Depreciação contábil versus depreciação fiscal; necessidade de controles paralelos enquanto perdurar o RTT – Regime Tributário de Transição; necessidade de manter valor residual; teste de recuperabilidade (“Impairment”); valor recuperável – por venda (líquido) ou por uso;

- Balanço Patrimonial: grupos e subgrupos do Ativo e Passivo; atual nomenclatura para as contas de Disponível; ajuste a valor de mercado; tratamento no Passivo para as provisões de férias e 13º salário;

- Demonstração do Resultado do Exercício: apresentação da receita bruta já líquida de todos os tributos incidentes; adoção do termo “Lucro Bruto” e não mais “Resultado Operacional Bruto”; apresentação das despesas (operacionais) – por natureza ou por função;

- Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido: modelo de apresentação; possibilidade de adoção da DLPA – Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados; Demonstração do Resultado Abrangente; possibilidade de inserção da DRA na DMPL;

- Demonstração do Fluxo de Caixa: métodos direto e indireto; conciliação dos fluxos entre os dois métodos; grupos de atividades da DFC – operacional, investimentos e financeiro; exercício prático de montagem da DFC a partir das informações do Balanço Patrimonial, DRE e DLPA;

- Notas Explicativas: breves comentários.
 

Material de Apoio: Apostila, bloco de anotações, Caneta, Pasta e Certificado de participação.

Coffee-Break: Manhã – 10:30 hs  /  Tarde -   15:30 hs

Investimento: R$ 360,00- Para inscrições feitas até dia 15/09/2014 o valor será de R$ 320,00

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Objetivo: Capacitar os participantes sobre a correta forma de contabilização, e sua devida compreensão no universo contábil, respeitando a legislação otimização tempo e evitando possíveis problemas junto ao fisco, no cenário contemporâneo.

A quem se destina: É indicado para administradores, advogados, assistentes e auxiliares contábeis, administrativos, estudantes universitários das cadeiras de administração, ciências contábeis e direito e demais pessoas interessadas no tema.

Data: 19/09/2014

Carga Horária: 08 h/a 

Horário: das 09h00 as 18h00 

Instrutor: Lucio Tomaz- Graduado em Ciências Contábeis com 20 anos de experiência em organização contábil, especialista em metodologia de ensino, pós-graduado em Planejamento tributário, Professor acadêmico, Consultor, Palestrante, Articulador e estudioso tributário. Amplo conhecimento em abertura de empresas, registro de notas fiscais, mapas de calculos, substituição tributária, nota fiscal eletrônica e apuração impostos diretos e indiretos, bem como retenções. Atuação em conciliações bancárias e contabilização em geral, análise financeira e ciclos financeiros, análise das demonstrações contábeis, planejamento tributário e escrituração de livros em geral, bem como contabilização.

Local: R. Mateus Leme,2004- Bairro Centro Civico – Curitiba/Pr  

Programa:  

Tópico I - Princípios fundamentais de contabilidade.

01.01 - Os princípios segundo o CFC;

01.02 – Exercícios

Tópico II - Balanço patrimonial.

02.01 - Estrutura e elementos do ativo;

02.02 - Critérios de avaliação do ativo;

02.03 - Estrutura e elementos do passivo;

02.04 - Critérios de avaliação do passivo.

02.05 – Provisão x Reservas

02.06 – Exercícios

Tópico III - Demonstração do resultado do exercício - DRE.

03.01 - Conceito e finalidade da DRE;

03.02 - Estrutura conforme a Lei 6.404/76 e alterações introduzidas Lei nº 11.638/2.007;

03.03 – Exercícios

Tópico IV - Receitas e despesas: regime de competência.

04.01 - Regime de caixa e de competência;

04.02 – Tratamento de Receitas e Despesas Antecipadas;

04.03 – Ajustes em contas de Despesas;

04.04 – Despesas incorridas e não pagas;

04.05 – Ajustes em contas de Receitas;

04.06 – Receitas Realizadas (ganhas) e não recebidas;

04.07 – Receitas recebidas antecipadamente;

04.08 – Exercícios

Tópico V - Operações com mercadorias e produtos.

05.01 - Compra e venda;

05.02 – Sistemas de Inventário;

05.03 – Métodos de Avaliação de estoque;

05.04 - Apuração do custo da mercadoria vendida (CMV) e custos dos produtos vendidos (CPV).

05.05 - Critérios de avaliação de estoques (PEPS, UEPS, média ponderada);

05.06 – Exercícios

05.07 – Operações de Serviços, Operações de Serviços com Retenções Federais e Previdenciárias

05.08 – Contabilização e exercício com fechamento do Balanço Patrimonial e DRE.

Tópico VI - Operações com mercadorias e produtos, Impostos (ICMS, IPI, PIS, COFINS, IRPJ e CSLL).

06.01 - Compra e venda;

06.02 – Balanço Patrimonial e DRE

06.03 – Fechamento e Apuração do Exercício

06.04 – Exercícios

O curso será realizado com vários modelos e exemplos práticos.
 

Material de Apoio: Apostila, bloco de anotações, Caneta, Pasta e Certificado de participação.

Coffee-Break: Manhã – 10:30 hs  /  Tarde -   15:30 hs

Investimento: R$ 360,00- Para inscrições feitas até dia 12/09/2014 o valor será de R$ 320,00

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Objetivo: A nova lei traz benefício fiscal para 140 novas categorias e começa a vigorar a partir de 1° de janeiro de 2015. Além desses benefícios traz outros como Cadastro Único Nacional, abertura e fechamento de empresas mesmo com débitos tributários. Os participantes terão uma visão geral do sistema simplificado da Lei Complementar 123 de 2006 e as mudanças trazidas pela nova Lei Complementar.

A quem se destina: Empresários, Contadores, Administradores e demais  profissionais ligadas na área tributária das empresas.

Data: 18/09/2014

Carga Horária: 08 h/a 

Horário: das 09h00 as 18h00

Instrutor: Manoel Vieira: Advogado, Consultor Tributário, experiência profissional de 28 anos na área contábil, tributária e societária.

Local: R.Mateus Leme,2004- Bairro Centro Civico – Curitiba/Pr 

Programa:  

1. Atividades que poderão optar pelo Simples Nacional a partir de 1°/01/2015

2. Limite extra para exportação de serviços

3. Baixa de empresas com débitos tributários

4. Empresas que contratarem o MEI aspectos previdenciários

5. Anexo VI – alíquotas de 16,93 a 22,45

6. Conceito de Receita Bruta

7. Opção e Impedimentos

8. Recolhimento Único dos Tributos

9. Retenção na Fonte

10. Substituição Tributária

11. Rendimentos dos Sócios

12. Tributação pelo Regime de Caixa

13. Venda a Comercial Exportadora

14. Conceito de  Folha de Pagamento

15. Unificação das Obrigações Acessórias

16. Tempo para abertura de novas empresas

17. Exclusão do Regime Espontâneo e de Oficio

18. Prazo para Recolhimento do Simples Nacional

19. Exemplos Práticos
 

Material de Apoio: Apostila, bloco de anotações, Caneta, Pasta e Certificado de participação.

Coffee-Break: Manhã – 10:30 hs  /  Tarde -   15:30 hs

Investimento: R$ 360,00- Para inscrições feitas até dia 11/09/2014 o valor será de R$ 320,00

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Objetivo: demonstrar como se constitui, desenvolve e se extingue uma holding e a influência de nossa legislação societária e tributária sobre ela.

A quem se destina: sócios, contabilistas, administradores, economistas, advogados e demais interessados.

Data: 15/09/2014 

Carga Horária: 08 h/a 

Horário: das 09h00 as 18h00 

Instrutora: Lúcia Helena Briski Young - Contadora, com Especialização em Auditoria e Controladoria Interna; Administradora, com Especialização em Gestão Empresarial e Direito. Formada em Direito, com especialização em Direito Tributário; Responsável Técnica pelo Boletim “Atualidades Tributárias Juruá”; Instrutora/palestrante de cursos tributários/societários e contábeis; Congressista; Membro do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário – IBPT; Membro da Associação Paulista de Estudos Tributários – APET; Membro do Conselho Consultivo do Instituto de Contabilidade do Brasil – IC – Brasil. Articulista para sites e jornais jurídicos e contábeis. Autora de diversos livros tributários/contábeis; Membro do Conselho Editorial da Juruá Editora; Sócia da Lúcia Young Treinamentos Ltda.

Local: R. Mateus Leme, 2004- Bairro Centro Civico – Curitiba/Pr 

Programa:

1- Definição de holding

2 - Natureza jurídica: simples ou empresária

3 - Tipos societários

4 - Planejamento patrimonial e familiar

- Estruturação empresarial

- Uniformidade administrativa

- Contenção de conflitos familiares

- Distribuição de funções

- Administração profissional

- Proteção contra terceiros

- Proteção contra fracassos amorosos

- Desenvolvimento de negócios

- Offshore company

5 - Planejamento sucessório e tributário

- Herança e testamento

- Holding na sucessão hereditária

- Planejamento fiscal

6 - Constituição da Holding Familiar

- Subscrição e integralização de capital

- Integralização pela transferência de bens

7 - Resultados Sociais: Lucros ou Perdas

8 - Regimes Tributários

9 - Obrigações Acessórias

10 - Vantagens e Desvantagens
 

Material de Apoio: Apostila, bloco de anotações, Caneta, Pasta e Certificado de participação.

Coffee-Break: Manhã – 10:30 hs  /  Tarde -   15:30 hs

Investimento: R$ 360,00- Para inscrições feitas até 09/09/2014 o valor será de R$ 320,00

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Objetivo:  Preparar os participantes para o novo Sistema eSocial. Orientar como avaliar os procedimentos internos das Empresas e reduzir riscos de autuações administrativas geradas pelo uso incorreto da ferramenta eSocial conforme Manual 1.1 

A quem se destina: Profissionais das áreas de Departamento de Pessoal, Recursos Humanos, Contábil, TI, Fiscal, Jurídica e demais interessados no tema.

Data: 12/09/2014

Carga Horária:  07 h/a

Horário: das 09h00 as 17h00

Instrutora: CHRISTINA PILA. Advogada, assessora empresarial, em caráter preventivo e contencioso, incluindo auditorias. Consultora de empresas, com mais de 20 anos de experiência na área trabalhista e  previdenciária, instrutora de cursos, palestras, seminários, mesas-redondas para várias empresas (públicas e privadas, ONGs, órgãos de classe, entre outros) no PR, CE, SC, RS e DF. Professora universitária (1994 – 1998  - Universidade Estadual de Londrina). Pós -Graduada em Direito Civil e Processo Civil. Autora de artigos jurídicos.

Local: R.Mateus Leme,2004- Bairro Centro Civico – Curitiba/Pr (sede da Consult)

Programa:

1   O que é o eSocial?

1.2 Qual a nomenclatura correta?

2  Sistema eSocial

2.1 Abrangência e Obrigatoriedade para os empregadores pessoas jurídicas (CNPJ) e pessoas físicas (CPF), ME, EPP, grandes, médias e pequenas empresas

2.2 Substituição do NIT/PIS pelo  NIS

2.3  Empregador pessoa física substituição do CEI pelo CAEPF em sua identificação.

2.4  Novo CEI para obras de construção civil através do CNO – Cadastro Nacional de Obras.  Inclusão das CEI já cadastradas.

2.5  O eSocial e o  impacto financeiro na administração da Folha de Pagamento

2.3 Auditoria nos procedimentos administrativos trabalhistas e previdenciários após o eSocial

2.6 Obrigações acessórias que serão substituídas e respectivos prazos prováveis e já divulgados.

2.7 Prazos e cronogramas apresentados pelo Governo

3 Informações no Sistema: eventos cadastrais

3.1 Eventos -  Inicial

3.2 RET – Registro Eletrônico de Empregados

3.3 Eventos - Não Periódico

3.4 Eventos Periódicos

3.5 Eventos - Tabelas

3.5.1 Padronização da Tabela de Eventos. Ajuste de nomenclaturas.

3.5.2 Processos Administrativos ou Judiciais com redução ou exclusão de tributação e inserção de dados na tabela do eSocial

3.6 Outros -

3.6.1 Cadastramento Inicial de Vínculo

3.6.2 Estabilidades

3.6.3 Alterações Contratuais

3.6.4 Monitoramento das  movimentações temporárias e definitivas: acidente do trabalho, doença, aposentadoria por invalidez, salário maternidade, rescisões de contrato de trabalho entre outras

3.6.5 Punições disciplinares: advertências e suspensões

3.4.6 Reclamações Trabalhistas

4  Expectativas e vigência

4.1 Órgãos do Governo com acesso às informações do eSocial

4.2 Fiscalização do MTE e Previdência Social através do eSocial com objetivo de evitar sonegação fiscal e prejuízo aos trabalhadores

4.3 Cruzamento de dados fiscais eletrônicos e indícios de regularidades.  Fiscalização Automática? Críticas pelo sistema.

 

Material de Apoio: Apostila, bloco de anotações, Caneta, Pasta e Certificado de participação.

Coffee-Break: Manhã – 10:30 hs  /  Tarde -   15:30 hs 

Investimento: R$ 360,00- Para inscrições feitas até 05/09/2014 o valor será de R$ 320,00

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Objetivo: Apresentar a nova Escrituração Contábil Fiscal sua obrigatoriedade a partir de 2014 como também a exigência da escrituração e entrega ao SPED do Livro de Apuração do Lucro Real – e-LALUR e –LACS.  A importância da Escrita Contábil Digital – ECD e sua vinculação com ECF, e-LALUR.  Por fim a Lei 12973 de 2014, quais os ajustes obrigatórios a serem feitos nos livros fiscais decorrentes da Lei 11.638 de 2007 e alterações e os diversos pronunciamentos editados pelo CPC.

A quem se destina: Contadores, Analistas Tributários, Auditores e profissionais ligadas na área tributária das empresas.

Data: 11/09/2014

Carga Horária: 08 h/a

Horário: das 09h00 as 18h00

Instrutor: Manoel Vieira- Advogado, Consultor Tributário, experiência profissional de 28 anos na área contábil, tributária e societária. É especialista nos tributos sobre o lucro Imposto de Renda e Contribuição Social e sobre o consumo PIS/PASEP e Cofins  

Local: R. Mateus Leme, 20040- Bairro Centro Civico – Curitiba/Pr 

Programa:

Escrituração Contábil Fiscal  – ECF

1. Informações gerais
2. Vigência e obrigatoriedade
3. Quais operações deverão constar na ECF
4. Prazo de entrega
5. Penalidades
6. Despesas necessárias e indedutíveis
7. Blocos e registros que constam na ECF
8. Bloco 0: Abertura, Identificação e Referências
9. Bloco J: Plano de Contas e Mapeamento
10. Bloco K: Saldos das Contas Contábeis e Referenciais
11. Bloco L: Lucro Real
12. Bloco M: Livro Eletrônico de Apuração do Lucro Real (e-Lalur)
13. Livro Eletrôncio de Apuração da Base de Cálculo da CSLL
14. Preenchimento e controle da Parte “A” e “B” do e-Lalur 
15. Preenchimento e controle da Parte “A” e “B” do e-Lacs Lacs 
16. Bloco N: Cálculo do IRPJ e da CSLL 
17. Bloco P: Lucro Presumido – informações relevantes 
18. Bloco T: Lucro Arbitrado – informações principais 
19. Bloco U: Imunes e Isentas – informações principais 
20. Bloco X: Informações Econômicas 
21. Bloco Y: Informações Gerais 
22. Bloco 9: Encerramento do Arquivo Digital
23. Extinção da DIPJ
24. Recuperação de informações ECD

Regras instituídas pela Lei 12.973 de 2014

1. Vigência dos efeitos da Lei 12.973 de 2014
2. Extinção RTT
3. Neutralidade Tributária para eventos posteriores
4. Regra de Transição
5. Lucros ou Dividendos Recebidos
6. Juros sobre Capital Próprio
7. Investimentos Avaliados pela Equivalência Patrimonial
8. Subvenções para Investimentos e Doações do Poder Público
9. Teste de Recuperabilidade dos Ativos
10. Depreciação e Amortização dedutiilidade
11. Arrendamento Mercantil Financeiro e Operacional
12. Despesas Pré-Operacionais
13. Prejuízos Não-Operacionais
14. Ajuste a Valor Presente a  Valor Justo

Livro de Apuração do Lucro Real e da CSLL – e-LALUR e-LACS

1. Apuração do Lucro Real e da Base de Calculo da CSLL
2. Envio da escrituração ao SPED por meio digital
3. Apuração do Lucro e do imposto de renda
4. Penalidades pela falta , omissão do Livro Digital
5. A falta de escrituração e a tributação pelo Lucro Arbitrado

Escrituração Contábil Digital -  ECD 2015

1. Obrigatoriedade para todas PJ lucro real, presumido e imunes/isentas
2. Livro Contábil Digital
3. Autenticação dos Livros Digitais na Junta Comercial
4. Plano de Contas Referencial
5. Visualizações da ECD
6. Os arquivos Digitais
7. Utilização do Receitanet bx
8. Check-list da ECD
9. Penalidades
 

Material de Apoio: Apostila, bloco de anotações, Caneta, Pasta e Certificado de participação.

Coffee-Break: Manhã – 10:30 hs  /  Tarde -   15:30 hs

Investimento: R$ 360,00- Para inscrições feitas até 05/09/2014 o valor será de R$ 320,00

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CONTATO:  41 | 3350-6053

Obs.:  Em razão de quórum mínimo necessário para a realização dos  Cursos programados, a CONSULT se reserva no direito de prorrogar ou cancelar o evento, sendo informado com antecedência aos participantes. Para maiores informações e inscrição, favor enviar e-mail para  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.


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