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                                                                 JULHO / AGOSTO  2014  

Objetivo: Qualificar e Capacitar os participantes sobre a correta forma de escrituração fiscal, bem como a observação da Controladoria na otimização e gestão do tempo no cenário atual.           

A quem se destina: É indicado para administradores, advogados, assistentes e auxiliares contábeis, administrativos, estudantes universitários das cadeiras de administração, ciências contábeis e direito e demais pessoas interessadas no tema. 

Data: 14/08/2014

Carga Horária: 08 h/a

Horário: 09h00 as 18h00

Instrutor:  Lucio Tomaz- Graduado em Ciências Contábeis com 20 anos de experiência em organização contábil, especialista em metodologia de ensino, pós-graduado em Planejamento tributário, Professor acadêmico, Consultor, Palestrante, Articulador e estudioso tributário. Amplo conhecimento em abertura de empresas, registro de notas fiscais, mapas de calculos, substituição tributária, nota fiscal eletrônica e apuração impostos diretos e indiretos, bem como retenções. Atuação em conciliações bancárias e contabilização em geral, análise financeira e ciclos financeiros, análise das demonstrações contábeis, planejamento tributário e escrituração de livros em geral, bem contabilização.               

Local: R. Mateus Leme, 2004- Bairro Centro Civico – Curitiba/Pr              

Programa: 

I - Controladoria

  • Conceitos, funções e atribuições
  • Missão, Visão e Valores;
  • Campo de ação da Controladoria
  • Processo de Gestão Empresarial e a Controladoria

II - Planejamento

  • Processo de planejamento
  • Estrutura do Ativo
  • Investimentos de capital
  • Orçamento

III - Controle

  • Sistema de controles internos
  • Modelo COSO
  • Ciclos operacionais de controles
  • Organização do controle
  • Controle Gerencial e Operacional 

IV - Sistema de informações

  • Evolução dos sistemas de informação
  • Accountability
  • Considerações básicas
  • Ciclos e processos
  • Mapeamento de processo
  • Análise SWOT

V - Análise das demonstrações contábeis

  • Análise horizontal e vertical
  • Análise da liquidez, do endividamento, da rotatividade e da rentabilidade
  • Ciclo operacional e financeiro
  • Alavancagem financeira

O curso será apresentado com exemplos práticos
 

Material de Apoio: Apostila, bloco de anotações, Caneta, Pasta e Certificado de participação.

Coffee-Break: Manhã – 10:30 hs  /  Tarde -   15:30 hs


Investimento: R$ 360,00- Para inscrições feitas até 08/08/2014 o valor será de R$ 320,00

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Objetivo: O curso de Gestão de Custos e Formação de Preços, elaborado com os conhecimentos práticos da área e em sintonia com as necessidades do mercado de trabalho, tem como objetivo formar ou atualizar profissionais que atuam na área financeira, sobretudo os que estejam diretamente envolvidos no processo de gestão de custos e na formação de preços de venda, instrumentar e aprimorar conhecimentos na identificação, avaliação e definição de uma coerente política de formação de preços de venda,  utilizando-se de conhecidas técnicas de precificação, demonstradas em exercícios práticos.         

A quem se destina: É indicado para administradores, advogados, assistentes e auxiliares contábeis, administrativos, estudantes universitários das cadeiras de administração, ciências contábeis e direito e demais pessoas interessadas no tema. 

Data: 13/08/2014

Carga Horária: 08 h/a

Horário: 09h00 as 18h00

Instrutor:  Lucio Tomaz- Graduado em Ciências Contábeis com 20 anos de experiência em organização contábil, especialista em metodologia de ensino, pós-graduado em Planejamento tributário, Professor acadêmico, Consultor, Palestrante, Articulador e estudioso tributário. Amplo conhecimento em abertura de empresas, registro de notas fiscais, mapas de calculos, substituição tributária, nota fiscal eletrônica e apuração impostos diretos e indiretos, bem como retenções. Atuação em conciliações bancárias e contabilização em geral, análise financeira e ciclos financeiros, análise das demonstrações contábeis, planejamento tributário e escrituração de livros em geral, bem contabilização.               

Local:  R. Mateus Leme,2004- Bairro Centro Civico – Curitiba/Pr            

Programa:  

Módulo 1: Elementos de formação do preço de venda

  • Unidade 1: Importância e significado do preço de venda
  • Unidade 2: Componentes do preço de venda
  • Unidade 3: Custos e despesas fixas e variáveis
  • Unidade 4: Estrutura de uma planilha de custos

Módulo 2: Custos e Despesas Fixas

  • Unidade 1: A importância do planejamento dos custos
  • Unidade 2: Peso de salários, tributos, provisões, encargos sociais e benefícios
  • Unidade 3: Regime de caixa x regime de competência
  • Unidade 4: Planejamento de custos 

Módulo 3: Custos e despesas variáveis

  • Unidade 1: Custo da matéria-prima ou produto acabado
  • Unidade 2: Custo da matéria-prima ou produto vendido
  • Unidade 3: Custo da mão-de-obra direta (MOD)

Módulo 4: Formação do preço de venda

  • Unidade 1: Preço de venda pelo método do custeio direto
  • Unidade 2: Custo da matéria-prima ou produto vendido

·         Estruturação do Preço pelo Método do Mark-up

·         Exercícios Práticos de Formação de Preços

·         1) Comércio

·         2) Indústria

·         3) Serviços

Módulo 5: Determinação do Preço de Venda

  • Unidade 1: A importância de conhecer o mercado para a formação do preço de venda
  • Unidade 2: Cálculo do preço de venda
  • Unidade 3: Demonstrativo de resultados
     

O curso será apresentado com exemplos práticos


Material de Apoio: Apostila, bloco de anotações, Caneta, Pasta e Certificado de participação.

Coffee-Break: Manhã – 10:30 hs  /  Tarde -   15:30 hs

 

Investimento: R$ 360,00- Para inscrições feitas até 07/08/2014 o valor será de R$ 320,00

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Objetivo:  Preparar os participantes para o novo Sistema eSocial. Orientar como avaliar os procedimentos internos das Empresas e reduzir riscos de autuações administrativas geradas pelo uso incorreto da ferramenta eSocial conforme Manual 1.1

 

A quem se destina: Profissionais das áreas de Departamento de Pessoal, Recursos Humanos, Contábil, TI, Fiscal, Jurídica e demais interessados no tema.

Data: 11/08/2014

Carga Horária:  07 h/a

Horário: das 09h00 as 17h00

Instrutora: CHRISTINA PILA. Advogada, assessora empresarial, em caráter preventivo e contencioso, incluindo auditorias. Consultora de empresas, com mais de 20 anos de experiência na área trabalhista e  previdenciária, instrutora de cursos, palestras, seminários, mesas-redondas para várias empresas (públicas e privadas, ONGs, órgãos de classe, entre outros) no PR, CE, SC, RS e DF. Professora universitária (1994 – 1998  - Universidade Estadual de Londrina). Pós -Graduada em Direito Civil e Processo Civil. Autora de artigos jurídicos.                                               

Local: R.Mateus Leme,2004- Bairro Centro Civico – Curitiba/Pr (sede da Consult)    

Programa:

1   O que é o eSocial? 

1.2 Qual a nomenclatura correta?

2  Sistema eSocial

2.1 Abrangência e Obrigatoriedade para os empregadores pessoas jurídicas (CNPJ) e pessoas físicas (CPF), ME, EPP, grandes, médias e pequenas empresas 

2.2 Substituição do NIT/PIS pelo  NIS

2.3  Empregador pessoa física substituição do CEI pelo CAEPF em sua identificação.

2.4  Novo CEI para obras de construção civil através do CNO – Cadastro Nacional de Obras.  Inclusão das CEI já cadastradas.

2.5  O eSocial e o  impacto financeiro na administração da Folha de Pagamento

2.3 Auditoria nos procedimentos administrativos trabalhistas e previdenciários após o eSocial

2.6 Obrigações acessórias que serão substituídas e respectivos prazos prováveis e já divulgados.

2.7 Prazos e cronogramas apresentados pelo Governo

3 Informações no Sistema: eventos cadastrais

3.1 Eventos -  Inicial

3.2 RET – Registro Eletrônico de Empregados

3.3 Eventos - Não Periódico

3.4 Eventos Periódicos

3.5 Eventos - Tabelas

3.5.1 Padronização da Tabela de Eventos. Ajuste de nomenclaturas.

3.5.2 Processos Administrativos ou Judiciais com redução ou exclusão de tributação e inserção de dados na tabela do eSocial

3.6 Outros -

3.6.1 Cadastramento Inicial de Vínculo

3.6.2 Estabilidades

3.6.3 Alterações Contratuais

3.6.4 Monitoramento das  movimentações temporárias e definitivas: acidente do trabalho, doença, aposentadoria por invalidez, salário maternidade, rescisões de contrato de trabalho entre outras

3.6.5 Punições disciplinares: advertências e suspensões

3.4.6 Reclamações Trabalhistas 

4  Expectativas e vigência

4.1 Órgãos do Governo com acesso às informações do eSocial

4.2 Fiscalização do MTE e Previdência Social através do eSocial com objetivo de evitar sonegação fiscal e prejuízo aos trabalhadores

4.3 Cruzamento de dados fiscais eletrônicos e indícios de regularidades.  Fiscalização Automática? Críticas pelo sistema.


Material de Apoio: Apostila, bloco de anotações, Caneta, Pasta e Certificado de participação.

Coffee-Break: Manhã – 10:30 hs  /  Tarde -   15:30 hs

 

Investimento: R$ 360,00- Para inscrições feitas até 04/08/2014 o valor será de R$ 320,00

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Objetivo: Qualificar e Capacitar os participantes sobre a correta forma de escrituração fiscal á luz do universo fiscal-contábil contemporâneo, respeitando a legislação otimização tempo e evitando possíveis problemas junto ao fisco, no cenário atual.         

A quem se destina: É indicado para administradores, advogados, assistentes e auxiliares contábeis, administrativos, estudantes universitários das cadeiras de administração, ciências contábeis e direito e demais pessoas interessadas no tema. 

Data: 24 e 25/07/2014

Carga Horária: 16 h/a 

Horário:  09h00 as 18h00 

Instrutor:  Lucio Tomaz - Graduado em Ciências Contábeis com 20 anos de experiência em organização contábil, especialista em metodologia de ensino, pós-graduado em Planejamento tributário, Professor acadêmico, Consultor, Palestrante, Articulador e estudioso tributário. Amplo conhecimento em abertura de empresas, registro de notas fiscais, mapas de calculos, substituição tributária, nota fiscal eletrônica e apuração impostos diretos e indiretos, bem como retenções. Atuação em conciliações bancárias e contabilização em geral, análise financeira e ciclos financeiros, análise das demonstrações contábeis, planejamento tributário e escrituração de livros em geral, bem como contabilização.                

Local: R.Mateus Leme, 2004 – Bairro Centro Civico – Curitiba/Pr             

Programa:                      

Tópico I Sistema Tributário Nacional (IPI e ISS):

 1.  Noções do Sistema Tributário Nacional: Entendo a abrangência das Normas Tributárias:

-  Definições;

-  Princípios Constitucionais Tributários;

-  Hierarquia Legislativa ;

-  Competência Tributária;

-  Sujeição Ativa e Passiva;

- Classificação dos tributos;

- Classificação dos impostos

- Anéis tributários;

- Obrigações Principais e Acessórias

- Regra matriz de incidência;

 

2.  ISS (Abordagem na Lei Complementar 116/03):

-  Como enfrentar a guerra fiscal dos municípios;

-  Serviços que em tese não deveriam ser tributados pelo ISS;

-  Serviços que podem ter a dedução dos materiais da base de cálculo;

-  Fato gerador;

-  Contribuinte e responsável;

-  Substituição tributaria do ISS;

-  Base de cálculo;

-  Alíquotas máxima e mínima;

-  Serviços sujeitos à retenção;

-  Retenções Federais, Municipais e Previdenciárias (1,5% IRRF, 4,65% PIS, COFINS, CSLL, ISS retido e INSS 11% e 3,5%)

 -  Local da prestação para fins de recolhimento;

-  CPOM (Cadastro de Prestadores de Serviços de Outros municípios);

-  Não-incidência;

-  Formas de emissão da nota fiscal de serviços, aplicação de casos em Nota fiscal Convencional e Eletrônica;

-  Exercícios práticos.

 

3.  IPI

-  Importância do uso correto das NCM´s;

-  Sistema Harmonizado e MERCOSUL;

-  Conceito de industrialização;

-  Principais Características do IPI;

-  Modalidades de Industrialização (Transformação, montagem, beneficiamento, renovação e acondicionamento);

-  Hipóteses em que não se considera industrialização;

-  Estabelecimento industrial e hipóteses de equiparação a industrial;

-  Base de cálculo;

-   “Calculo por fora “

-  Crédito: aspectos gerais; CST – Código de Situação Tributária

-  Manutenção de créditos de IPI nas saídas com isenção e alíquota zero;

-  Suspensão do imposto;

-  Operações triangulares, industrialização por encomenda;

-  Apuração do IPI;

-  Exemplos e Exercícios Práticos. 

 

Tópico II (ICMS):

 4.  ICMS:

-  Legislações utilizadas no ICMS;

-  Principais Características do ICMS;

 

4.1.  Regras básicas:

-  Incidência;

-  Fato gerador;

-  Contribuinte e responsável;

- Modalidades do ICMS;

- Benefícios Fiscais em âmbito estadual.

 

4.2.  Base de cálculo:

 -  Aprendendo a calcular o imposto por dentro;

-  Composição da base de cálculo na importação;

-  Transferências internas e interestaduais

-  Valores que integram ou não a base de cálculo;

-  IPI na base de cálculo do ICMS;

-  Exclusão dos descontos incondicionais;

-  Inclusão de frete e despesas acessórias;

-  Base de cálculo reduzida.

 

4.3.  Alíquota:

-  Quando usar as alíquotas internas;

-  Quando usar as alíquotas interestaduais;

-  Aplicação prática com exercícios;

 

4.4.  Diferencial de alíquotas:

-  Material de uso e consumo e ativo imobilizado;

-  Base de cálculo;

-  Hipóteses;

-  Forma de recolhimento;

-  Compensação.

 

4.5. Categorias técnicas: 

 -  Imunidade;

-  Não-incidência – casos de aplicação;

-  Isenção;

-  Redução da Base de Calculo “ de “ ou  “ para “

-  Diferimento total e parcial – mercadorias diferidas, como aplicar, como emitir o documento fiscal;

-  Suspensão.

-  Modelos e exercícios práticos

 

4.6. Sistema de Créditos:

 

-  Energia elétrica;

-  Créditos de ICMS de empresas do Simples Nacional

-  Serviços de transporte e comunicação;

-  Ativo imobilizado:

     -  quais bens geram crédito;

     -  materiais de reposição do ativo;

     -  bens de uso administrativo – creditar ou não?;

     -  como efetuar o cálculo do crédito e preenchimento da ficha CIAP e fator de estorno;

-  Crédito presumido - hipóteses;

-  Estorno de crédito;

-  Vedação ao crédito;

-  Crédito sobre materiais adquiridos com substituição tributária;

- Material de embalagem – como creditar corretamente.

 

5. Documentos fiscais:

-  Elenco dos documentos fiscais;

-  Modelos;

-  Documento não regulamentar;

-  Momento da emissão;

-  Vedação de emissão;

-  Forma de emissão (fundamentação legal, elementos essenciais);

-  CFOP e CST;

-  Carta de correção e Carta de Correção Eletrônica (hipóteses de utilização e vedação);

-  Documento complementar (hipóteses);

-  Demais elementos necessários ao preenchimento dos documentos fiscais;

-  Nota fiscal de entrada (hipóteses de emissão).

 

6.  Livros fiscais:

-  Esclarecimentos sobre os diversos modelos obrigatórios;

- Livro de Entradas;

- Livro de Saídas;

- Livro de Ocorrências;

- Livro de Inventários;

- Livro de Apuração do ICMS;

- Livro de Apuração do IPI;

-  Noções básica sobre a EFD – Escrituração Fiscal Digital

 

7.  Principais operações: 

-  Amostra grátis, brinde e doação;

-  Exposição e feira;

-  Bonificações – Decisão do tribunal;

-  Demonstração;

-  Venda à ordem e para entrega futura;

-  Devolução de mercadoria e retorno por não ter sido entregue - procedimentos;

-  Remessa para industrialização e conserto:

     - Entenda a tributação ISS X ICMS;

     - Emissão de notas fiscais;

     - Benefícios aplicáveis;

     - Industrialização por mais um estabelecimento industrializador;

     - Remessa do produto acabado diretamente para terceiros;

     - Quando deve haver tributação do IPI? Conflitos com ISS.

 

Tópico III - (Substituição Tributária):

- Substituição tributária:

      - Disposições comuns à substituição tributária com mercadorias;

      - Em quais casos deve haver retenção;

      - Inaplicabilidade;

      - Como aplicar na operação interestadual;

      - Operações com Estado não signatário de protocolo;

      - Mercadorias sujeitas à retenção;

      - Estabelecimentos substitutos e substituídos;

      - Cálculo e forma de recolhimento do imposto retido;

      - Cálculo da MVA ajustada;

      - Emissão de documentos fiscais e escrituração dos livros fiscais - substituição tributária;

      - Recuperação e ressarcimento;

      - Recebimento de mercadoria sem retenção;

      - Exercícios Práticos – Simulações.

 

Tópico IV (Impostos Federais)

 

 Lucro Real  

 - Apuração Trimestral;

 - Apuração do Imposto Compensação de Prejuízos Fiscais;

 - Conceito de Receita Bruta;

 - Contribuição Social sobre o Lucro Líquido;

 - Vantagens e Desvantagens;

 - Apuração Anual; 

 - Conceito de Receita Bruta;

 - Base de Cálculo do Imposto;

 - Apuração do Imposto de Renda;

- Vantagens e Desvantagens;

 - Balanço de Suspensão ou Redução;

- Escrituração do Livro LALUR;

 - Adições e Exclusões do Lucro Líquido;

 - Compensação de Prejuízos Fiscais;

- Deduções Permitidas para Cálculo do Imposto;

- Base de Cálculo do Imposto;

 - Contribuição Social sobre o Lucro Liquido;

 - Vantagens e Desvantagens. 

- SPED - Contribuições

Lucro Presumido: 

- Definição de Lucro Presumido;

  - Empresas permitidas e Impedidas de Optar pelo lucro presumido;

 - Período de apuração;

 - Momento da opção;

 - Regime de Competência ou Caixa;

 - Deduções Permitidas;

 - Pagamento do Imposto;

 - Contribuição Social sobre lucro líquido;

 - Vantagens e Desvantagens.

- SPED - Contribuições

- Distribuição de Lucros 

 - Condições para distribuição;

 - Casos de tributação;

  -Distribuição Proporcional ou Desproporcional ao Capital;

 - Proibição à Distribuição - Empresas com Débitos Tributários;

 - Informação na Declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física do Sócio.

PIS/PASEP E COFINS:  

 - Regime Cumulativo e Regime não Cumulativo;

- Empresas Tributadas com base no lucro real e lucro presumido;

 - Base de Cálculo;- Alíquotas;

 - Apuração dos Créditos;

- Pagamento das Contribuições;

 - Entidades imunes e isentas PIS sobre Folha de Pagamento. 

 Simples Nacional: 

- Tratamento “jurídico” x tratamento “tributário”;

 - Conceito de receita bruta;

- Impeditivos à opção pelo regime tributário;

- Exclusão do Regime; - Inscrição e baixa;

- Abrangência e recolhimento de tributos e contribuições;

- Opção pelo regime;

 - Valor devido – recolhimento;

 - Receita bruta superior ao limite;

 - Redução – receitas de mercadorias sujeitas à tributação monofásica e exportação;

 - Restituição ou compensação;

- Tributação por regime de caixa;

 - Obrigações acessórias.

O curso será realizado com vários modelos e exemplos práticos.


Material de Apoio: Apostila, bloco de anotações, Caneta, Pasta e Certificado de participação. 

Coffee-Break: Manhã – 10:30 hs  /  Tarde -   15:30 hs

Investimento: R$ 590,00- Para inscrições feitas até 17/07/2014 o valor será de R$ 550,00

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Objetivo: Apresentar de forma objetiva e clara as alterações trazidas pelo novo diploma legal, que altera a legislação do Imposto de Renda e das Contribuições Social e sobre o Faturamento.         

A quem se destina:  Contadores, Gerentes, Consultores, Analistas Tributários e demais profissionais ligados a legislação tributária.

Data: 22/07/2014

Carga Horária: 08 h/a

Horário: das 09h00 as 18h00 

Instrutor:  Manoel Vieira - Advogado e Consultor Jurídico adquiriu nesses cargos, experiência de 28 anos nas áreas tributária e societária. É especialista nos tributos sobre o lucro Imposto de Renda e Contribuição Social e sobre o consumo PIS/PASEP e Cofins

Local: R. Mateus Leme,2004 – Bairro Centro Civico – Curitiba/Pr                     

Programa:                     

1. Medida Provisória 627/2013 e a conversão na Lei 12.973/2014

2. Vigência da Lei 12.973/2014

3. Adoção inicial da Lei 12.973/2014 – Ajustes necessários

4. Extinção do RTT. 2014 ou 2015

5. Mantida a Neutralidade fiscal

6. Vantagens da adoção antecipada da Lei 12.973/2014

7. Bens de Pequeno Valor

8. Despesa de Depreciação e Amortização –   Condição para Dedutibilidade

9. Tratamento fiscal para bens adquiridos através de Arrendamento Financeiro

10. Ajuste a Valor Presente e Ajuste a Valor Justo – Tratamento Fiscal

11. As mudanças na apuração do  Lucro Presumido e Arbitrado

12. Redefinição do conceito de Receita Bruta – IRPJ – CSLL – PIS/PASEP e COFINS

13. Despesas financeiras integradas ao Ativo Imobilizado – Tratamento Fiscal

14. Nova Base de Cálculo dos Juros Sobre Capital Próprio

15. Lucros e Dividendos Distribuídos de 2008 a 2013 –  Posicionamento da RFBr

16. Juros sobre Capital Próprio  2008 a 2014 –  Dedutibilidade

17. Método da Equivalência Patrimonial 2008 a 2013 - Novidade

18. Despesas Pré-Operacionais – Novo tratamento fiscal

19. Provisão para Perdas por Recuperabilidade de Ativos

20. Subvenção e Doações recebidas do Poder Público – Tratamento Fiscal

21. Prejuízos Fiscais e Prejuízos Fiscais Não Operacionais - Compensação

21. Nova obrigação acessória e-LALUR

22. Considerações sobre ECF – Escrita Fiscal Digital do  Lucro Real, Presumido, Arbitrado e sem fins lucrativos.
 

Material de Apoio: Apostila, bloco de anotações, Caneta, Pasta e Certificado de participação.

Coffee-Break: Manhã – 10:30 hs  /  Tarde -   15:30 hs

 

Investimento: R$ 360,00- Para inscrições feitas até 15/07/2014 o valor será de R$ 320,00

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Objetivo: orientar o participante como proceder frente à contabilidade internacional para fins de aplicação na prática nacional.

A quem se destina: contadores, contabilistas, assistentes contábeis, auxiliares contábeis, auditores, estudantes de contabilidade, técnicos e demais interessados no tema.

Data: 21/07/2013

Carga Horária: 08 h/a 

Horário: 09h00 as 18h00 

Instrutora: Lúcia Young- Com três diplomas universitários e diversas especializações na área de contabilidade e tributação, Lúcia Young é uma das maiores especialistas no assunto no Paraná. Além disso, é autora de diversos livros e ministra cursos e treinamentos há 18 anos.
 

Formação Superior:

Administração de Empresas

Ciências Contábeis

Direito

 

Especializações:

  • Auditoria e Controladoria Interna
  • Gestão Empresarial e Direito
  • Direito Tributário
  • Responsável Técnica pelo Boletim “Atualidades Tributárias Juruá”
  • Instrutora/palestrante de cursos tributário, societário, contábil e trabalhista/previdenciário
  • Congressista;
  • Consultora com 18 anos de experiência
  • Professora Universitária no curso de Ciências Contábeis
  • Professora em cursos de Pós Graduação
  • Membro do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário – IBPT
  • Membro da Associação Paulista de Estudos Tributários – APET
  • Membro do Conselho Consultivo do Instituto de Contabilidade do Brasil – IC – Brasil
  • Articulista para sites e jornais jurídicos e contábeis
  • Autora de diversos livros tributários/contábeis
  • Membro do Conselho Editorial da Juruá Editora
  • Sócia da Lúcia Young Treinamentos Ltda.
  • Autora com mais de 20 livros publicados

 

Local: R. Mateus Leme,2004- Bairro Centro Civico – Curitiba/Pr 

Programa:  

1. Introdução

2. A convergência dos grandes: Fasb e Iasb

3. O Brasil na era da Contabilidade Internacional

4. Normas baseadas em princípios e não em regras

5. Aplicação das normas baseada na essência, e não na forma

6. Peso forte de julgamento da administração

7. O Fisco

8. O Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC)

9. Principais diferenças das normas internacionais do Iasb com relação à contabilidade brasileira

10. Redução ao valor recuperável de ativos (impairment)

11. Ágio por expectativa de rentabilidade futura (goodwill)

12. Demonstrações individuais e método de equivalência patrimonial

13. Reavaliação de ativos

14. Arrendamento mercantil (leasing)

15. Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos, Demonstração dos Fluxos de Caixa e Demonstração do Valor Adicionado

16. Informações por segmentos operacionais

17. Subvenções para investimento

18. Ativo Imobilizado

19. Intangível

20. Ativo Diferido

21. Receita

22. Operações descontinuadas

23. Demonstrações intermediárias

24. Valor presente para ativos e passivos monetários de longo prazo

25. Instrumentos financeiros e fair value

26. Outras

27. Considerações finais


Material de Apoio: Apostila, bloco de anotações, Caneta, Pasta e Certificado de participação

Coffee-Break: Manhã – 10:30 hs  /  Tarde -   15:30 hs

Investimento: R$ 360,00 - Para inscrições feitas até 14/07/2014 o valor será de R$ 320,00 

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Objetivo: Visualizar as principais operações relacionadas com o ICMS, dando-se ênfase aos aspectos conceituais do tributo e às questões do dia-a-dia.  

A quem se destina:gerentes, diretores, supervisores, assistentes de setor fiscal  e todos os demais interessados nos tópicos a serem abordados.

Data: 17 e 18/07/2014 

Carga Horária: 16 h/a 

Horário: 09h00 as 18h00. 

Instrutor: José Julberto Meira Junior, Advogado, Pós-Graduado em Direito Tributário, Consultor Jurídico Empresarial e Assessor Jurídico de várias empresas; Instrutor, Palestrante e Conferencista na área de Tributos Indiretos há mais de 25 anos; autor do Regulamento Atualizável do ICMS do Paraná (Comentado, Anotado e Remissivo) e organizador do Regulamento e Tabela do IPI atualizável, anotado e remissivo, ambos editados por ACTO Edição de Publicações Fiscais; Editor e Redator do Boletim Semanal ACTO (Publicação Fiscal); publicação de artigos técnicos para jornais, revistas e demais periódicos; colaborador do Boletim Informativo Juruá e da Revista de Direito Tributário; autor do livro “Uma Visão Crítica da Substituição Tributária no ICMS” pela Editora Juruá; foi Consultor Jurídico do Grupo IOB; professor Universitário nas Cadeiras de Direito Tributário, Planejamento Tributário, Direito do Consumidor, Comercial e Societário, nos cursos de Graduação e Pós-Graduação da Uniandrade (Curitiba); Professor nos cursos de Pós-Graduação do Estação Business School (Curitiba) e Academia Brasileira de Direito Constitucional (ABDConst – Curitiba); Professor no curso de Pós-Graduação da FESP (Curitiba); Professor no curso de Pós-Graduação da FASUL (Toledo); Professor no curso de Pós-Graduação de Planejamento Tributário na Escola de Ciências Agrárias da UFPR (Curitiba); membro do Instituto de Direito Tributário do Paraná (IDT/PR); membro honorário do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT); membro da Academia Brasileira de Direito Tributário (ABDT); membro da Comissão de Direito Tributário da OAB/Pr; membro do Comitê de Assuntos Tributários da FIEP. Atualmente é sócio do escritório Jurídico Maran, Gehlen Advogados Associados com sede em Curitiba/Pr

Local: R.Mateus Leme, 2004 – Centro Civico- Curitiba/Pr 

Programa: 

  1. 1. Introdução
    1.1. Fato Gerador
    1.2. Conceitos Básicos:
       a) imunidade
       b) não-incidência
       c) isenção
       d) redução de base de cálculo
       e) suspensão
        f) diferimento
    2. Contribuintes do Imposto
    3. Alíquotas do ICMS
       a) nas operações internas
       b) nas operações interestaduais
    4. Base de Cálculo
       a) inclusão do frete
       b) exclusão dos descontos incondicionais
       c) inclusão das despesas acessórias
       d) inclusão do IPI
       e) bonificações
    5. Créditos Básicos
       a) mercadorias
       b) serviço de comunicação
       c) energia elétrica
       d) serviço de transporte
       e) matéria-prima, material intermediário, material de embalagem e outros
        f) combustíveis, lubrificantes, etc
       g) ativo permanente
       h) material de uso e consumo
    6. Compensação do Imposto
       a) débitos
       b) créditos
       c) apuração do ICMS
    7. Notas Fiscais
       a) observações quanto ao preenchimento
       b) fundamentação legal
       c) CFOPs
    8. Oservações quanto ao IPI, ISS e Substituição Tributária
    9. Devoluções de Mercadorias
       a) por contribuintes
       b) por não contribuintes
       c) recuperação do imposto
    10. Microempresa / Empresa de Pequeno Porte
       a) enquadramento
       b) obrigações acessórias
       c) percentuais para o recolhimento do ICMS
       d) forma de recolhimento
       e) desenquadramento
    11. Principais Operações
       a) amostra grátis
       b) brindes
       c) consignação mercantil e industrial
       d) demonstração
       e) doações
        f) feiras e exposições
       g) importação e exportação
       h) remessa para conserto e industrialização
       i) saídas de ativo permanente e material de uso e consumo
       j) venda ambulante
       l) venda para entrega futura
       m) venda à ordem
       n) sucatas
    12. Equipamento Emissor de Cupom Fiscal – ECF
       a) Obrigatoriedade de Uso
       b) Prazos
       c) Operacionalidade
    13. Considerações Finais


Material de Apoio: Apostila, bloco de anotações, Caneta, Pasta e Certificado de participação.
Coffee-Break: Manhã – 10:30 hs  /  Tarde -   15:30 hs
Investimento: R$ 590,00- Para inscrições feitas até 10/07/2014 o valor será de R$ 550,00

Material de Apoio: Apostila, bloco de anotações, Caneta, Pasta e Certificado de participação.

Coffee-Break: Manhã – 10:30 hs  /  Tarde -   15:30 hs

Investimento: R$ 590,00- Para inscrições feitas até 10/07/2014 o valor será de R$ 550,00


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Objetivo: Capacitar os participantes uma visão atual do cenário de Escrituração Fiscal Digital – Contribuições no país, explicar como as empresas devem atender as novas regras, detalhar as ações que os profissionais devem ter em seus sistemas para a entrega destes dados para não incorrer em penalidades.

A quem se destina: profissionais que atuam na área de controladoria/contábil, fiscal, tecnologia da informação e demais profissionais contábeis que necessitam das informações para facilitar a adoção e aplicação dos procedimentos e rotinas necessárias para geração dos arquivos digitais.

Data: 14/07/2014 

Carga Horária: 08 h/a 

Horário: das 09h00 as 18h00

Instrutor: Lucio Tomaz- Graduado em Ciências Contábeis com 20 anos de experiência em organização contábil, especialista em metodologia de ensino, pós-graduado em Planejamento tributário, Professor acadêmico, Consultor, Palestrante, Articulador fiscal e Estudioso tributário. Amplo conhecimento em abertura de empresas, registro de notas fiscais convencionais e eletrônicas, mapas de cálculos, substituição tributária, apuração de impostos diretos e indiretos, bem como retenções. Atuação em conciliações bancárias e contabilização em geral, análise financeira e ciclo financeiro, análise das demonstrações contábeis, planejamento tributário e escrituração de livros em geral.

Local: R.Mateus Leme,2004- Bairro Centro Civico – Curitiba/Pr

Programa:  

  1. Introdução;
  2. Histórico e suas perspectivas;
  3. Objetivo;
  4. Obrigatoriedade da entrega da EFD Fiscal;
  5. Leiaute do arquivo e suas características;

        -  da estrutura dos blocos (com o ingresso do Bloco K, Controle de Produção e Estoque);

        -  da estrutura dos registros -  da estrutura dos campos;

        -  tabelas de códigos internas;

        -  externas referenciadas no leiaute da escrituração;

    6. PVA (Preenchimento, Apuração e Validação);

    7. Prazo e Penalidades de entrega da EFD Fiscal;

    8. Retificação do Arquivo;

   9. Cruzamentos do SPED nas Declarações Acessórias.


Material de Apoio: Apostila, bloco de anotações, Caneta, Pasta e Certificado de participação.

Coffee-Break: Manhã – 10:30 hs  /  Tarde -   15:30 hs

Investimento: R$ 360,00- Para inscrições feitas até dia 08/07/2014 o valor será de R$ 320,00

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CONTATO:  41 | 3350-6053

Obs.:  Em razão de quórum mínimo necessário para a realização dos  Cursos programados, a CONSULT se reserva no direito de prorrogar ou cancelar o evento, sendo informado com antecedência aos participantes. Para maiores informações e inscrição, favor enviar e-mail para  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.


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